Mulheres do Cinema Documental
Cinematógrafo | Conheça as mulheres documentaristas na história do cinema.
Sinopse
As mulheres estão cada vez mais presentes em todas as áreas e gêneros cinematográficos, mas tem um gênero específico em que elas sempre se destacaram: o documentário. O cinema documental feito por mulheres é tão amplo quanto é o cinema documental. Nos anos 1970 os EUA ocorreu um fenômeno interessante que são os coletivos de mulheres. O ano de 1975 foi considerado pela ONU o ano internacional da mulher, principalmente pelos EUA estarem de cabeça na segunda onda do movimento feminista. E essa combinação de fatores culminou num cinema documental que trata assuntos caros as mulheres como aborto, casamento, saúde, educacao de filhos. Esses filmes eram feitos de criação coletiva.
Existe no cinema documental uma pluralidade de cineastas no mundo inteiro. Nos países nórdicos, quando o feminismo já estava muito avançado nos anos 1970, existiam leis que financiavam filmes feitos por mulheres.
Helena Solberg é uma cineasta brasileira começou sua carreira fazendo curtas no brasil e na década de 1970 ela migra pros EUA e cria um coletivo de mulheres de nome International Women 's Film Project . Com esse coletivo, elas fazem 3 filmes que são pioneiros no movimento feminista norte e latino americano, The Emerging Woman é o primeiro filme que narra de maneira cronológica o movimento feminista desde o seculo 19 até os anos 1960.
Ficha Técnica
Apresentação: Fernando Tibúrcio
Direção: Fernando Tibúrcio e Johanes Junqueira
Edição de Imagens e Finalização: Johanes Junqueira
Direção de Fotografia: Sarah Cambraia
Direção: Fernando Tibúrcio e Johanes Junqueira
Edição de Imagens e Finalização: Johanes Junqueira
Direção de Fotografia: Sarah Cambraia