Aiuruoca
#Partiu | Vamos conhecer Aiuruoca?
Sinopse
O último episódio do #Partiu vai mostrar Aiuruoca! Uma cidade que surgiu com os Bandeirantes, que chegaram por lá atrás do ouro, mas acabaram descobrindo que toda a natureza dessa região é preciosa! Essa pequena cidade fica bem aconchegada no friozinho da serra da Mantiqueira, a quase 1000 metros de altitude. E onde tem serra, tem água boa e cachoeiras. São mais de 85 cachoeiras aqui na região. E para combinar com o frio, nada melhor do que queijos, cachaças e azeites produzidos aqui mesmo, com sabor da Mantiqueira.
Começamos o nosso passeio pela matriz de Nossa Senhora da Conceição, que fica localizada em frente à praça principal da cidade. Ao lado da Matriz encontra-se o Museu municipal Julio Sanderson. Julio Sanderson foi um médico brasileiro, professor e poeta que exerceu a medicina até o último momento de sua vida. Sua casa tornou-se um museu na cidade de Aiuruoca, onde é possível encontrar homenagens aos grandes mestres da saúde, médicos, pesquisadores e cientistas que marcaram a história mundial como Sigmound Freud, Alexander Fleming, Louis Pasteur e etc.
A segunda parada em Aiuruoca foi o Vale dos Garcias, onde foi possível visitar a cachoeira que é considerada a mais bonita da região. Ao longo de todo o caminho até o vale foi possível enxergar o
Pico do Papagaio, que é muito marcante e imponente por onde a gente olha! O nome do pico tem a ver com o fato de que Aiuruoca é a terra dos papagaios, inclusive descobrimos que o nome “Aiuruoca” é uma palavra de origem Tupi Guarani (Ajuruoca) que traduz Ajuru como ”papagaio” e Oca como “casa”, ou seja, “Casa de Papagaio”.
Visitamos também fazendas de fabricação de azeite Leda em Aiuruoca e foi possível entender todo o processo de produção. Lá saboreamos o famoso azeite que já foi premiado internacionalmente! Mas além dos azeites, essa região também é famosa pelos seus queijos típicos e nós visitamos e nos deliciamos na queijaria Goa, conhecemos toda as particularidades a respeito da produção desse famoso queijo mineiro sem lactose.
E para encerrar esse passeio por Aiuruoca, visitamos a capela da Senhora Sant’ana, que é até pouco conhecida pelos visitantes, mas que é um lugar importantíssimo pra história da região. E nosso destino final é em outra curva dessas montanhas, bem pertinho da capela: a cachaçaria Tiê.
Em Aiuruoca a gente se surpreende a cada curva na montanha, a cada dobra dessa serra que revela um segredo.
Ficha Técnica
Direção: Aline Frazão
Apresentação: Gabriela Xavier
Roteiro: Felipe Ivanicska
Produção e Reportagem: Gabriela Xavier
Direção de Fotografia: Sarah Cambraia
Edição e Finalização: Felipe Ivanicska e Sarah Cambraia
Apresentação: Gabriela Xavier
Roteiro: Felipe Ivanicska
Produção e Reportagem: Gabriela Xavier
Direção de Fotografia: Sarah Cambraia
Edição e Finalização: Felipe Ivanicska e Sarah Cambraia